gf_adolescentes

1.2.07

G.F. 9/1/2007

O que são drogas?

As drogas são substâncias tóxicas que alteram o comportamento das pessoas e que podem produzir dependência física e/ou psíquica.

Porquê usar Drogas?

As pessoas escolhem usar drogas para alterar o seu estado de espírito ou sentir os efeitos que estas provocam no seu físico.
A curiosidade, a pressão do grupo e o gosto pelo risco são as principais causas que levam os jovens a experimentar a droga. A fuga a determinados problemas afectivos, de ordem pessoal ou familiar é uma razão comum, tanto nos jovens como nos adultos.


Tabaco

O tabaco vem da planta Nicotiana Tabacum e é uma substância estimulante. Pode ser encontrado em forma de charuto, cigarro (com ou sem filtro), cachimbo, rapé e tabaco de mascar. O tabaco é principalmente fumado, mas pode também ser inalado ou mastigado. Tem uma acção estimulante.
Efeitos : O consumidor pode experimentar sensações reconfortantes, favorecimento da memória, redução da agressividade, diminuição do aumento do peso e do apetite em relação aos doces ou relaxamento. Geralmente, ocorre um aumento do ritmo cardíaco, da respiração e da tensão arterial. Nas pessoas não dependentes pode provocar náuseas e vómitos.

Riscos: diminuição dos reflexos, aumento do ritmo cardíaco, da frequência respiratória e da tensão arterial, irritação das vias respiratórias, inflamação dos brônquios (bronquite crónica), obstrução crónica do pulmão e graves complicações (enfisema pulmonar), transtornos vasculares (exemplo: trombose e enfarte do miocárdio).

Em fumadores crónicos podem surgir úlceras digestivas, faringite e laringite, afonia e alterações do olfacto, pigmentação da língua e dos dentes, disfunção das papilas gustativas, problemas cardíacos, má circulação (que pode levar à amputação) e cancro do pulmão, de estômago e da cavidade oral.
O tabagismo materno influi no crescimento do feto, especialmente no peso do recém nascido, aumento dos índices de aborto espontâneo, complicações na gravidez e no parto e nascimentos prematuros.
A vitamina C é destruída pelo tabaco, daí que se aconselhe os fumadores a tomar doses extra de antioxidantes (vitaminas A, C e E), para ajudar a prevenir certos tipos de cancro.


AMBIENTE

Os fumadores, possivelmente, não se apercebem dos efeitos que causam no resto do mundo.

º Plantar tabaco implica a existência de menos terra aproveitada para plantar alimentos.
º Estima-se que 10 a 20 milhões de pessoas poderíam ser alimentadas se em vez de tabaco fossem plantados alimentos.
(Barry, M., 1991)

º Uma máquina moderna de produção de cigarros utiliza 3 kilómetros de papel por hora.
(Chapman & Leng, 1991)

O QUE É A TOXICODEPENDÊNCIA?
O abuso de drogas é normalmente denominado de toxicodependência.
Esta designação não se aplica somente às substâncias ilícitas como a heroína, cocaína, crack e cannabis.
O álcool e a nicotina são as duas drogas mais relacionadas com os problemas de toxicodependência em Portugal.
As drogas químicas como LSD (ácido), ecstasy e anfetaminas (speed) são, igualmente utilizadas.

Porque não?

• A vida é composta de altos e baixos, mas, se a tivermos em equilíbrio, podemos facilmente ultrapassar os momentos difíceis.
• Aquilo k nós semeamos é aquilo k vamos colher.
• A nossa maturidade está na forma como nós lidamos com o problema.
• LC.21:34
• Colossenses 3:17
• I Cor. 6:12,19,20
Por: Erika Johanson