gf_adolescentes

19.4.07

13/03/2007

Um lugar ao qual pertencer

“Agora vocês (…) são (…) membros da própria família de Deus, e pertencem à casa de Deus como todos os outros cristãos”.
Efésios 2:19
“A família de Deus é a Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade”.
I Timóteo 3:15


» Fomos formados para viver em comunidade, moldados para o companheirismo e formados para uma família; e nenhum de nós pode cumprir o propósito de Deus sozinho e sem ajuda.
Gn 2:18 “Não é bom que o homem esteja só”
Rm 12:5 “Em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros”
Ef 2:21 “(Em Cristo) todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito”
Ef 4:16 “Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mm em amor, na medida em q cd parte realiza a sua função”
I Co 12:12-18 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos baptizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfacto? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.
Rm 12:4 -5 “Cada parte tem o seu sentido no corpo como um todo e não ao contrário

» A Igreja é o plano de Deus para o mundo
Mateus 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Efésios 5:25 27 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
I Pedro 2:17 Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.
(amar a família espiritual)

» Família de Deus:
identifica-nos como crente autêntico;
retira-nos de um isolamento egoísta;
ajuda-nos a desenvolver músculos espirituais.
João 13:35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
João 17:20 - 21 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
I Coríntios 12:26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
I João 3:16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.
Efésios 4:16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efectua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

» Não só nós precisamos do corpo de Cristo, como o corpo de Cristo precisa de nós. Nós fazemos parte da missão de Cristo no mundo.
I Coríntios 12:7 - 11 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
Efésios 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

» Temos a responsabilidade de nos ajudarmos uns aos outros a mantermo-nos no caminho certo
Hebreus 3:13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
Tiago 5:19 Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter,
Hebreus 13:17 Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

» A vida cristã é mais do que um compromisso com Cristo, pois inclui um compromisso com os outros cristãos
II Coríntios 8:5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;
(baseado no livro "uma vida com propósitos, de Rick Warren)
Por: Marta Pinto